Comprar imóvel para alugar: quem estiver preparado vai ganhar dinheiro

Investir em imóveis 16 de setembro de 2021

Entenda por que comprar imóvel para alugar em Pelotas é um excelente investimento na atualidade, em vista do esperado retorno dos estudantes à cidade e do crescente número de viajantes que procuram por espaços no Airbnb.

Conforme já falamos aqui, investir em imóveis é uma decisão acertada, mesmo em 2021

O mercado imobiliário brasileiro não só sobreviveu às mudanças sociais impostas pela pandemia de Covid-19 como também, em várias regiões, chegou a crescer em faturamento.

De modo geral, quem estava disposto a investir em imóveis não deixou de fazê-lo durante o período da pandemia.

Em especial para os investidores – os quais adquirem imóveis para revendê-los ou gerar renda com a sua locação -, o cenário atual é propício para a compra e mostra sinais de crescimento ao longo dos próximos meses.

Motivo: o avanço da vacinação contra a Covid-19 e o consequente aumento da mobilidade.

Com a imunização, as pessoas estão voltando a viajar, assim como as instituições de ensino estão gradativamente retomando as atividades presenciais.

E este cenário é particularmente interessante para o mercado imobiliário de Pelotas, devido ao fato de a cidade ser o polo educacional da Região Sul. 

Aqui, o público universitário faz girar o segmento voltado para a moradia de estudantes, uma vez que a cidade abriga unidades da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense (IFSul), Faculdade de Tecnologia Senac, Anhanguera e outras instituições de ensino superior.

A partir de agora, vamos analisar dois mercados promissores para os investidores interessados em comprar imóveis para alugar: os aluguéis por períodos mais longos (contrato com imobiliária) e os aluguéis por períodos curtos (Airbnb).

Aluguéis por períodos longos (contrato de locação)

Este é um segmento tradicional no mercado imobiliário pelotense. Como a cidade abriga um grande número de estudantes, a locação de imóveis prontos para morar serve de fonte de renda para investidores e proprietários há sucessivas gerações.

Obviamente, o encerramento das atividades presenciais devido ao coronavírus causou uma retração no mercado de aluguéis, uma vez que a maioria dos alunos originários de outras cidades acabaram voltando para casa.

Acontece que essa retração do mercado se transformará em expansão de novo  – e, ao que tudo indica, em um pequeno espaço de tempo.

Os diálogos sobre o retorno das atividades presenciais nas faculdades e universidades estão avançando. 

Para o investidor interessado em comprar imóvel para alugar, este é o timing certo da aquisição: há oferta abundante de apartamentos à venda em Pelotas, ao mesmo tempo em que está previsto um aumento repentino na demanda por moradias na cidade.

Enfim, vai lucrar quem estiver preparado para atender esse aumento da procura.

É claro que o aconselhamento profissional é muito importante no processo de escolha do imóvel a ser comprado. Por exemplo: as consultoras e os consultores imobiliários da Imóveis DP sabem exatamente quais são as localizações e as características de imóveis mais buscadas pelos estudantes que vêm de fora. 

E nem só de apartamentos vive o segmento de locação para estudantes. Mesmo que em menor frequência, há diversas situações em que grupos de alunos optam por morar em casas, estilo “repúblicas”, uma vez que os espaços internos são maiores e mais interessantes. 

Em resumo, quem investe quer retorno rápido. Por isso, saber o que comprar é essencial. 🎯. 

Por isso, conte com a nossa ajuda para fazer a escolha mais acertada. 

Aluguéis por períodos curtos (Airbnb)

O Airbnb já havia revolucionado a locação de moradias bem antes da deflagração da pandemia. Agora, com o gradativo retorno das viagens (sejam a trabalho ou a passeio), a procura pelo Airbnb se acentuou ainda mais.

Motivo: as pessoas que voltaram a viajar após o avanço da vacinação estão preferindo espaços individuais, ao invés de hotéis e pousadas (onde o convívio, por mais controlado que seja, ainda é coletivo).

Exemplo: ao locar um imóvel via Airbnb, uma pessoa consegue realizar as suas atividades sem compartilhar um restaurante, uma recepção ou qualquer espaço coletivo que seria inevitável em um hotel ou pousada. 

Esta preferência por espaços individualizados criou um segmento dentro do mercado imobiliário: a compra de apartamentos e casas para serem oferecidas especificamente no Airbnb.

Há diversos perfis de clientes neste cenário, que vão desde pessoas a trabalho procurando por espaços funcionais para poucos pernoites até famílias em busca de acomodações maiores para as suas férias.

No entanto, todos estes perfis têm 3 objetivos comuns: segurança, privacidade e conforto.

Mais uma vez, o aconselhamento profissional de consultores imobiliários para a compra do imóvel faz toda a diferença. Eles sabem exatamente o que os diversos perfis de clientes do Airbnb procuram:

  • Kitinetes ou studios pequenos e mobiliados
  • Casas com pátio e peças amplas (ex: Laranjal)
  • Apartamentos de 3 quartos com suíte…

 

… entre outras configurações.

▶ Pessoas em viagem a trabalho (ou por curto período de permanência) costumam preferir espaços funcionais no perímetro central. 

▶ Famílias em férias geralmente dão preferência para casas amplas com pátio e proximidade com a natureza.

Assim, é importante saber que perfil de usuário do Airbnb você quer atender. Isso afetará a sua geração de receita:

  • Imóveis centrais costumam receber hóspedes com maior rotatividade (aluguéis mais baratos, por períodos mais curtos, porém mais frequentes).
  • Imóveis maiores, geralmente na praia, costumam atrair famílias ou grupos de pessoas por períodos mais extensos (geração de renda maior e mais concentrada em temporadas, mas menor volume de procura ao longo do ano).

 

Independente da sua escolha, tenha a certeza de que o Airbnb criou um mercado sólido. Sabendo disso, um número cada vez maior de investidores está comprando imóveis com características próprias para atender este segmento.

Conclusão

Ficou claro que este é um momento estratégico para comprar imóvel para alugar em Pelotas como forma de investimento. 

Em breve, milhares de estudantes de nível superior estarão na cidade, disputando as ofertas das imobiliárias.

Simultaneamente, seus pais vão alugar espaços via Airbnb enquanto permanecem em Pelotas para acomodar seus filhos.

Além dos estudantes, as pessoas estão voltando a viajar a trabalho e a passeio. Elas precisam locar acomodações durante a permanência na cidade.

E você, como investidor, poderá atender a algumas dessas demandas e gerar renda a partir do seu imóvel. 

Estamos falando aqui de uma janela de oportunidades – que agora se encontra no seu auge, mas que não vai durar para sempre.

Quer conversar sobre as melhores opções do mercado? A equipe da Imóveis DP está pronta para ajudar.

________

Se quiser saber mais sobre o trabalho da Imóveis DP, escreva para o email contato@imoveisdp.com.br, mande mensagem para o Whatsapp (53) 99109.0808 ou em nossas redes sociais. 👇

Site para imobiliárias Lead Link