Vantagens da exclusividade na venda de imóveis em Pelotas

Exclusividade Imobiliária 17 de agosto de 2021

O objetivo deste artigo é desmistificar a ideia amplamente difundida de que não é vantajosa a exclusividade na venda de imóveis. Para quem pensa que o carnaval de placas na fachada é sinônimo de venda mais rápida, temos algumas informações que podem mudar a sua opinião. 🤔

De modo geral, essas são as principais objeções apresentadas pelos proprietários de imóveis à venda em relação à corretagem exclusiva:

▶ Acreditam que, com a exclusividade, o imóvel fica preso a um corretor.

▶ Acreditam que a melhor saída é oferecer o imóvel através do maior número possível de imobiliárias/corretores.

Antes de esclarecer as preocupações citadas, vamos começar pelo básico.

O que é um contrato de exclusividade na venda de imóveis?

Usaremos aqui a mesma conceituação apresentada pelo blog da Moving Imóveis para o contrato de corretagem exclusiva:

No contrato de exclusividade, o corretor se comprometerá, por meio de um documento, a cumprir determinados pontos acertados com o proprietário. Alguns desses itens são obrigatórios por constarem na cláusula e outros são relacionados à forma de trabalhar do corretor, que também se inclui no documento.”

Perceba que, além do interesse em prestar um serviço diferenciado – que é a espinha dorsal das imobiliárias focadas na exclusividade -, há a obrigação contratual do corretor para respeitar as condições presentes no documento.

👉 Ou seja, o proprietário que aceita a exclusividade está amparado por segurança jurídica, devido à presença do contrato.

O artigo do blog também explica que, assim como qualquer contrato, o de exclusividade de venda não é vitalício. Após a sua expiração, o proprietário pode escolher por renová-lo ou por seguir seu caminho com outros profissionais.

E, mesmo durante a vigência do contrato, o imóvel pode ser oferecido por mais de um profissional. É o que vamos explicar a seguir, quando começaremos a esclarecer os mitos que cercam a exclusividade da venda de imóveis.

Mito #1 | Exclusividade na venda de imóveis e a “prisão” a um corretor

Conforme já mostramos em outro artigo, o contrato de exclusividade não impede que outro corretor possa indicar a venda do seu imóvel. 

A diferença é que as visitas e as negociações serão feitas somente através da imobiliária contratada, que fica responsável por garantir que tudo ocorra de forma transparente e segura.

Resumindo: outros profissionais poderão indicar o seu imóvel (e serem comissionados no caso da venda), mas nenhuma etapa do processo é realizada sem o controle do corretor  contratado com exclusividade.

Mito #2 | Quanto mais imobiliárias/corretores estiverem oferecendo, melhor

É muito importante que você entenda isso:

Ter várias imobiliárias oferecendo o seu imóvel ao mesmo tempo não garante venda mais rápida. Sem a exclusividade, o seu imóvel é só mais um cadastro em meio a milhares de outros, competindo sem nenhum tratamento especial pela atenção dos compradores.

Além do mais, o carnaval de placas de imobiliárias na sua fachada é um incentivo para que os compradores entendam que você está desesperado para vender. 

Sabe qual é o resultado disso? Esteja preparado para barganhar o valor do seu imóvel ou para negociações mais longas e desgastantes. 😞

Já no outro lado da moeda…

As imobiliárias especializadas em exclusividade na venda de imóveis DEPENDEM da execução de serviços diferenciados para que consigam superar as ressalvas da opinião pública sobre a corretagem exclusiva.

Para que você entenda o que são esses serviços diferenciados, vamos ilustrá-los com as práticas adotadas pela Imóveis DP:

▶ Avaliação do seu imóvel a partir do estudo das características principais, pontos fortes e análise da localização (comércios e escolas próximas, por exemplo).

▶ Apresentação do seu imóvel para o perfil de comprador ideal, o que acelera o processo e aumenta as chances de fechar negócio.

▶ Fotos/vídeos produzidos com equipamento de ponta, que valorizam o seu imóvel e atraem as pessoas certas para visitá-lo.

Resumindo: as imobiliárias especializadas na corretagem exclusiva, a exemplo da Imóveis DP, oferecem uma abordagem diferenciada, pensada para você fazer o melhor negócio possível. Afinal, seu imóvel não é só mais um.

Vantagens da exclusividade na venda de imóveis na prática

A melhor forma de demonstrarmos os benefícios da corretagem exclusiva é apresentando uma situação hipotética (mas que acontece diariamente no mercado imobiliário sem os contratos de exclusividade):

▶ Imagine que você, assim como muitos outros proprietários, cadastrou seu imóvel à venda em cinco imobiliárias, por exemplo. 

▶ Em determinado dia, por acaso, dois corretores marcaram visitas ao imóvel no mesmo horário.

▶ Por ter achado incômoda a situação, um dos interessados resolve desistir da compra.

▶ O outro visitante segue interessado, a ponto de fazer uma proposta. Para o seu azar, esse comprador – adepto da pechincha – passa a negociar o seu imóvel com TODAS as cinco imobiliárias, testando em qual delas vai conseguir a melhor barganha. Resultado: cinco negociações diferentes, uma verdadeira bagunça.

▶ Lá pelas tantas, o comprador desistente reconsidera a decisão e resolve voltar a procurar o imóvel na internet para rever as fotos. Para a sua surpresa, o mesmo imóvel foi encontrado em cinco imobiliárias diferentes, com valores variados. Daí ele desiste de vez…

▶ Para a sua dor de cabeça, há ao menos cinco cópias das chaves do seu imóvel espalhadas entre essas imobiliárias. Ou seja, não há como garantir a segurança ou a integridade da sua propriedade.

▶ Você acabou de aprender na marra que o processo de manter todas as imobiliárias atualizadas com os valores de cada negociação é um processo chato e que gera transtornos, tanto para os corretores concorrentes quanto para os compradores – e para você mesmo, é claro. 😕

👉 Pois saiba que NADA disso aconteceria com um cliente exclusivo do Imóveis DP. 

Sabe por quê?

Porque o nosso método de trabalho é exatamente o contrário do ocorrido nessa situação ilustrativa:

▶ Ao invés de informações espalhadas, nós centralizamos todo o processo, e assim podemos garantir a segurança do seu patrimônio e a uniformidade do preço e das negociações.

▶ Ao invés da impessoalidade e da ausência do tratamento diferenciado, nós oferecemos a proximidade com o corretor e a melhor apresentação do seu imóvel no mercado.

▶ Ao invés da pré-disposição para a barganha, oferecemos avaliação especializada para o aconselhamento do valor de venda.

▶ Ao invés de apenas jogarmos seu imóvel no site, criamos anúncios personalizados, que fazem a ponte com o perfil do comprador ideal.

_____________

Se você já teve experiências ruins a o tentar vender seu imóvel, fica aqui o convite para que possamos mudar a sua opinião. 🙂

Quer entender melhor a transformação que estamos ocasionando no mercado de venda de imóveis em Pelotas?

Escreva para o email contato@imoveisdp.com.br, Whatsapp (53) 99109.0808 ou deixe uma mensagem em nossas redes sociais 👇.

Site para imobiliárias Lead Link