Imóveis DP e o futuro do mercado imobiliário de Pelotas

Compra e venda de imóveis 27 de janeiro de 2022

De 2020 para cá, não houve sequer  um segmento da economia que tenha atravessado a pandemia de Covid-19 sem precisar rever seus objetivos e formas de atuação. Obviamente, o mercado imobiliário de Pelotas não foi exceção.

Os hábitos de consumo mudaram. As práticas do cotidiano mudaram. Por questões de segurança, várias atividades tipicamente presenciais tiveram que ser adaptadas para o ambiente virtual.

Quer uma prova dessas transformações no mercado imobiliário? O começo da relação com a blockchain, que agiliza processos e cria novas formas para as transações de imóveis.

Mas a necessidade de mudança é anterior à explosão da pandemia. De modo geral, o mercado imobiliário de Pelotas vinha operando em uma espécie de piloto automático, no qual bastava fazer o “feijão com arroz” em uma transação. Acontece que esse feijão com arroz parecia ser satisfatório para as imobiliárias e os corretores de imóveis, mas aquém das expectativas dos clientes (tanto os de compra quanto os de venda).

Elementos essenciais para a satisfação dos clientes, a exemplo do encantamento, das superação das suas expectativas e da defesa dos seus interesses, perderam o status de prioridade e foram atropelados pela cultura do menor esforço.

E essa não é uma crítica às imobiliárias de Pelotas ou aos seus profissionais. É apenas uma constatação de que este mercado precisa evoluir. Potencial não falta. Basta um novo olhar e comprometimento com a mudança. É com esta motivação que a Imóveis DP iniciou suas atividades em agosto de 2021.

A seguir, vamos mostrar para você o que estamos fazendo para contribuir com a evolução da compra e venda de imóveis na Princesa do Sul.

O que enxergamos como o futuro do mercado imobiliário de Pelotas

A Imóveis DP adotou alguns posicionamentos de mercado que, combinados, nos diferenciou das demais imobiliárias da cidade. Vamos mostrar para você quais são os pilares da nossa atuação.

#1. Foco nos imóveis prontos para morar

Algumas práticas foram se naturalizando ao longo dos últimos anos no mercado imobiliário de Pelotas – sem que, necessariamente, elas fossem a melhor opção para os interessados em comprar ou vender um imóvel na cidade.

Um exemplo é a inclinação para os novos empreendimentos e imóveis comprados na planta. Sem dúvida nenhuma, construções incríveis ganharam espaço em Pelotas, com conceitos super modernos de arquitetura e de experiência de convívio.

Só que a abundância deste tipo de empreendimento acabou naturalizando a ideia de que somente esses apartamentos e casas em condomínios fechados podem ser considerados como bons negócios.

Essa visão deixa do lado de fora um verdadeiro tesouro do nosso mercado local: os imóveis prontos para morar.

A lista de benefícios dos imóveis prontos para morar é imensa, e começa pelo mais óbvio: a disponibilidade imediata.

Ter as chaves na mão assim que o contrato é assinado é uma vantagem para ambos os perfis de compradores:

▶ Os que compram para morar

É difícil encontrar alguém que não valorize a condição de poder habitar o imóvel no menor espaço de tempo possível – especialmente se ele apresenta características ainda mais atrativas do que um novo empreendimento na planta (o que não é raro acontecer).

▶ Os que compram para investir

Mesmo que não haja pressa na aquisição, todo investidor quer o retorno mais rápido possível para a sua compra.

Com um imóvel pronto para morar, tanto a revenda quanto a geração de renda com o aluguel passam a ser possíveis imediatamente. Já com os imóveis na planta, o investidor começa a pagar assim que assina o contrato, mas o retorno financeiro na forma de aluguel só acontece anos depois, com a entrega das chaves.

Além disso, há as características únicas dos imóveis prontos para morar:

  • o espaço interno (tanto de circulação quanto dos cômodos);
  • espaço externo (casas com pátio e apartamentos com sacada);
  • as aberturas maiores, que influenciam na circulação de ar (importantíssima para uma cidade úmida como Pelotas);
  • espessura das paredes e das lajes, que afeta diretamente o isolamento acústico (se você mora em um apartamento onde é possível ouvir o salto alto, as vozes ou até as descargas dos vizinhos, sabe bem do que estamos falando). 😠

💡Você sabia que é possível adquirir um imóvel pronto para morar com praticamente o dobro da área construída de um imóvel na planta, mas com valores de venda muito parecidos?

E pode ter certeza: se procura por um novo empreendimento com, por exemplo, 120 m² de área construída, você entrará em uma faixa de preço que é acessível somente para uma parcela de compradores.

#2. Exclusividade na venda dos imóveis

Infelizmente, anunciar em todas as imobiliárias que encontra pela frente é uma prática comum do mercado imobiliário de Pelotas.

Há a ilusão de que, quanto maior o número de placas na fachada, mais rápido será o negócio.

Apesar de esse tipo de pensamento ainda ser bastante popular, os resultados do mercado imobiliário estão mostrando que o carnaval de placas joga contra os interesses do vendedor.

Sabe o que pensa um comprador quando vê esse cenário?

Hmmm… Imóvel fechado há um tempo… Coleção de placas na fachada… Tá desesperado pra vender. É certo que eu consigo baixar bastante o preço“.

Sem a exclusividade, o seu imóvel é só mais um cadastro em meio a milhares de outros, competindo sem nenhum tratamento especial pela atenção dos compradores.

As imobiliárias especializadas em exclusividade na venda de imóveis – a exemplo da Imóveis DP – DEPENDEM da execução de serviços diferenciados para que consigam superar as ressalvas da opinião pública sobre a corretagem exclusiva.

Por isso, adotamos uma abordagem diferenciada, pensada para você fazer nada menos do que o melhor negócio possível. Aqui, o seu imóvel não é só mais um.

#3. Apresentação diferenciada dos imóveis

Ninguém compra um imóvel sem visitá-lo presencialmente, mas todo mundo inicia o processo de escolha fazendo pesquisas online. E é essa primeira experiência que define o encantamento ou a decepção.

Pense em quantos imóveis você desistiu de visitar depois de ver fotos desfocadas de ambientes desarrumados. Casas e apartamentos com grande potencial comercial acabam perdendo preciosas chances de serem visitados só pelo fato de estarem mal apresentados nos sites das imobiliárias.

Para resolver esse problema, a Imóveis DP executa o home staging, que é o processo de tornar o imóvel o mais atrativo possível (em termos estéticos) para o potencial comprador (afinal, imóveis apresentados de forma bagunçada inevitavelmente atraem propostas para a redução do seu valor).

Isso prepara o terreno para a utilização de tecnologia de ponta na produção de fotos e vídeos. Estamos tão comprometidos com essa ideia que montamos nosso estúdio próprio de captação e edição audiovisual, o qual dispõe de filmagens com drone dos imóveis e suas imediações, fotos HD e apresentação da planta digital do imóvel no anúncio, entre outros diferenciais.

#4. Consultoras e consultores imobiliários

Outro problema banalizado no mercado imobiliário pelotense é o desalinhamento entre o que o proprietário acha que o imóvel vale e os valores que estão realmente sendo praticados. Nessa conta entram o valor sentimental (o qual não tem nenhum efeito prático) e a supervalorização das melhorias feitas. Além disso, a “cultura da barganha” criou a regra de que é preciso colocar o preço lá em cima para haver margem de negociação.

As consultoras e consultores imobiliários da Imóveis DP adotam um processo que abrange desde a seleção dos imóveis a serem agenciados até a segmentação do público para o qual eles serão apresentados. Ou seja, fazemos com que a oferta certa seja mostrada para a pessoa certa.

#5. Imóveis retomados da Caixa

Recentemente, a Imóveis DP se tornou uma imobiliária credenciada para intermediar as aquisições de imóveis retomados da Caixa em Pelotas

Na prática, isso quer dizer que estes imóveis, a partir de agora, poderão ser adquiridos em um cenário ideal: valores substancialmente abaixo dos praticados no mercado e aconselhamento profissional da Imóveis DP durante todo o processo ao mesmo tempo. 🎯

Ao dar esse passo estratégico, a Imóveis DP se comprometeu em tornar o mercado dos imóveis leiloados mais claro para os compradores em geral – seja PF ou PJ. Por não conhecerem o funcionamento dos leilões de imóveis retomados, milhares de potenciais compradores perdem a oportunidade de adquirirem casas, apartamentos e terremos com valores no mínimo 30% abaixo do normal.

Queremos democratizar o acesso a esse tipo de negócio, a partir do aconselhamento e do esclarecimento dos trâmites. Assim, o que antes tinha uma aura de “área cinzenta” do mercado imobiliário de Pelotas poderá se tornar uma prática mais acessível para a população.

Conclusão sobre o futuro do mercado imobiliário de Pelotas

Mesmo em vista das consecutivas altas da Selic e do mau momento econômico brasileiro, a compra e venda de casas e apartamentos em Pelotas se manteve aquecida. Os prognósticos de vários especialistas do mercado imobiliário são positivos.

Enfim, o cenário pode ser considerado favorável. Agora vai de você experimentar uma abordagem 100% diferenciada no tratamento dos seus interesses ou optar pelo “mais do mesmo”.

Para quem quer vender rapidamente uma casa ou apartamento em Pelotas, a melhor saída é anunciar com exclusividade em uma imobiliária especializada em imóveis prontos para morar. Já para quem quer comprar, a garantia da realização de um excelente negócio está no atendimento personalizado, totalmente comprometido com as suas necessidades e as da sua família. Esse é o combo do sucesso. 🎯

Anuncie seu imóvel conosco. 

Se estiver procurando um imóvel para comprar, visite o nosso site.

Caso você queira saber mais sobre o nosso trabalho, escreva para o email contato@imoveisdp.com.br, Whatsapp (53) 99109.0808 ou deixe uma mensagem em nossas redes sociais 👇.

Site para imobiliárias Lead Link