Corretor e consultor imobiliário: diferenças que vão além do nome

Compra e venda de imóveis 13 de agosto de 2021

Entenda por que a atuação de um consultor imobiliário traduz com fidelidade as suas expectativas sobre como deve ser o atendimento em uma compra ou venda de imóveis. 

Quando você pensa no profissional que intermedia um negócio imobiliário, seja compra, venda ou aluguel, a figura que vem à mente é a do tradicional corretor de imóveis

Acontece que, seja por antiprofissionalismo de alguns ou pelo simples desalinhamento entre as expectativas dos clientes e a qualidade do serviço prestado, uma parcela de corretores ganhou a indesejável associação à ideia de negócio mal feito, que vai gerar algum tipo de estresse. 

Em certa medida, essa percepção negativa arranhou a imagem da categoria. 

Não estamos aqui para julgar práticas ou condutas. Sabemos que esse segmento é composto de uma maioria expressiva de excelentes profissionais, e que a imagem negativa é originada por uma minoria menos comprometida com a seriedade do ofício.

Acontece que muitas das críticas recebidas são legítimas, pois esse é um mercado onde, de modo geral, o atendimento ao cliente está longe do ideal. Enfim, há um enorme espaço para a evolução.

O time da Imóveis DP abraçou esse passo evolutivo, consciente de que é totalmente possível prestar um atendimento que supera as expectativas em cada ponto de contato.

Enfim, nosso jeito de trabalhar transcende a atuação do corretor clássico. 

Falando nisso, você sabe de onde surgiu a expressão corretor?

Prepare-se para uma mini-aula de história. 🧐

A origem do nome “corretor”

Segundo Natã Rodrigues, gerente comercial da Imóveis DP, o nome corretor se originou da palavra corredor e remete à era medieval. ⚔🛡

Quando havia um conflito entre dois reinos, os corredores eram enviados para efetuar trocas de mensagens entre os oponentes (muitas vezes, só voltava a cabeça do corredor, junto a uma mensagem de aceite da guerra 😬).

O nome mudou, mas isso não eliminou a herança da função principal do corredor: a pessoa que leva e traz informação.

Essa abordagem mecanicista, focada na simples troca de documentos, perdeu seu espaço no mercado atual. Há muitas nuances presentes em uma transação imobiliária, sejam relativas às sutilezas das particularidades dos clientes ou às melhores práticas no aspecto jurídico, por exemplo.

A atuação diferenciada do consultor de imóveis

Sim, o consultor continua levando e trazendo informação, mas essa é somente a parte operacional do negócio. A grande diferença aqui é a disposição para o atendimento diferenciado, feito sob medida, tipo alfaiate

Cada cliente é um universo distinto. O verdadeiro consultor imobiliário tem plena consciência sobre esse fato, e por isso não mede esforços para atender caso a caso com a atenção merecida.

De modo geral, quem procura a Imóveis DP já tem uma ideia pré-definida do que quer, mas, como se trata de um negócio que envolve somas consideráveis de dinheiro (tanto a venda quanto a compra), as pessoas precisam ter suas opiniões validadas por um profissional do ramo.

👉 Esse é o papel de um consultor imobiliário: ajudar a tomar a melhor decisão. É prestar uma consultoria, aconselhar a escolha mais apropriada para os interesses do cliente, assim como alertar sobre possíveis decisões equivocadas.

Dentro do conceito de consultor existem os especialistas em suas áreas, a exemplo do consultor do programa Casa Verde e Amarela, consultor de imóveis prontos para morar, consultor de empreendimentos e consultor de aquisição e construção.

Cada um deles é expert em sua área, mas todos dividem o mesmo objetivo: garantir a realização do melhor negócio possível, de forma suave e descomplicada. 🎯

As diferenças entre corretor e consultor de imóveis na prática

É muito importante que você entenda o seguinte: 

A figura do consultor é desenvolvida e incentivada em ambientes propícios, ou seja, em imobiliárias que apresentam uma visão diferenciada sobre a relação com os clientes na atualidade.

Eis um exemplo na prática:

Em uma imobiliária composta por consultores – e não por corretores à moda antiga -, a prática de se livrar de imóveis encalhados não é uma opção, por dois motivos:

▶ Consultores comprometidos com a ideia de fazer o melhor negócio para o cliente não empurram um imóvel inadequado goela abaixo. Ponto final.

▶ Para a Imóveis DP, o termo “encalhado” é uma raridade, uma vez que fazemos uma seleção criteriosa do que vai entrar no nosso site, levando em consideração tanto as características da casa/apartamento quanto o perfil das pessoas que poderão se interessar (ou não) pelo imóvel.

Outro fator crucial, e que está diretamente ligado à estrutura por detrás de um consultor, é a apresentação dos imóveis à venda.

Já mostramos em outro artigo a importância do primeiro contato entre o comprador e as imagens ou vídeos de uma residência em um site ou anúncio. Se houver encantamento, ele agendará a visita; se ele ficar frustrado, tchau e até nunca mais. 

Imobiliárias com posicionamento diferenciado entendem essa relação com clareza, e por isso oferecem um pacote de serviços que contempla a melhor apresentação possível para cada imóvel em sua carteira.

Sabemos que investir na apresentação de um imóvel acelera a sua venda. Por isso, a Imóveis DP tem um estúdio de criação próprio, estruturado para a captação e edição de fotos e vídeos em nível profissional

Então, se você já se frustrou inúmeras vezes ao ver imagens de baixa qualidade enquanto procurava por um imóvel, ou se estava apreensivo sobre como o seu imóvel à venda seria apresentado, pode marcar um ✅ na sua lista de preocupações. 

Mas o elemento mais importante na distinção entre corretor e consultor de imóveis é o atendimento de alto padrão.

Não pense que isso só acontece em transações de imóveis de luxo. O atendimento de alto padrão não tem a ver com paparicos, mas sim com o compromisso de ouvir mais do que falar, de entender com clareza as necessidades dos clientes e aconselhá-los na realização do melhor negócio possível, de acordo com os interesses DELES.

Resumindo…

… esse é o pacote de serviços que um bom consultor de imóveis – afinado com o mercado atual – deve oferecer:

▶ Atendimento de alto padrão (investigação das necessidades de cada cliente e aconselhamento orientado para a defesa dos seus interesses).

▶ Agilidade e transparência nas etapas burocráticas do processo.

▶ Infraestrutura tecnológica para garantir que a apresentação do imóvel à venda seja superior ao padrão geral do mercado…

▶ … e o mais importante de tudo: o estabelecimento de uma relação de confiança (afinal, estamos falando sobre o que costuma ser o ponto alto das conquistas materiais para a maioria dos brasileiros).

Se um consultor imobiliário garantir esse pacote de serviços, formalize a parceria. A sua confiança será recompensada pela realização de um excelente negócio, de forma ágil e sem dor de cabeça. 🙂

_____________________

Quer saber mais sobre como a Imóveis DP faz a diferença no atendimento aos seus clientes?

Escreva para contato@imoveisdp.com.br ou mande mensagem no Whatsapp (53) 99109.0808.

Se quiser acompanhar nossos conteúdos, sigas nossos perfis nas redes sociais. 👇

Site para imobiliárias Lead Link