Corretor de imóveis em Pelotas: o consultor e facilitador de processos

Compra e venda de imóveis 21 de janeiro de 2022

O corretor de imóveis em Pelotas é o profissional que constrói a ponte entre o planejamento da compra/venda/aluguel e a assinatura do contrato, passando por todas as demais etapas compreendidas no processo. Neste artigo, vamos elencar as principais atribuições e como a sua forma de atuação está evoluindo para atender às expectativas dos clientes na atualidade.

Começaremos por uma breve descrição do cargo.

De acordo com o Guia da Carreira, o corretor de imóveis “é o profissional responsável por acompanhar transações imobiliárias, desde a escolha do imóvel até o suporte dos processos burocráticos e jurídicos das operações imobiliárias de imóveis residenciais e comerciais.”

Pela lei de 1962 que regulamentou a profissão, o corretor de imóveis pode exercer a intermediação na compra, venda, permuta e locação de imóveis e opinar quanto à comercialização imobiliária.

Segundo a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), estas são as atividades que podem ser desempenhadas pelo corretor de imóveis:

  • Intermediação de compras, vendas, permutas, locações e administração de imóveis;
  • Solicitação de documentação para as transações imobiliárias;
  • Entrevistas com clientes, pesquisas de mercado e captação de imóveis;
  • Elaboração de estratégias de comercialização;
  • Assessoramento de clientes após transação.

 

Quem já teve alguma experiência nessas transações – seja de aluguel ou compra/venda – sabe bem o quão complicado pode ser o processo relativo à documentação e aos trâmites legais.  Assim, poder contar com um profissional que guie os seus passos ao longo do caminho garante uma segurança que não tem preço.

🤔 Há como fazer essas transações diretamente com as imobiliárias (para “economizar” com o não pagamento da comissão do corretor)? Obviamente sim, mas isso só é aconselhável para quem já tem experiência com esses processos. Do contrário, as chances de erros, atrasos ou gastos à toa (fora a chateação inevitável) são grandes.

No final das contas, o que todas as pessoas envolvidas em uma transação imobiliária querem é poder contar com um consultor e um facilitador de processos. Os bons profissionais deste mercado assumem estes dois papéis. Como resultado, acabam conquistando, em muitos casos, clientes para a vida toda. 🤝🏼

Corretor de imóveis em Pelotas

Não é nenhuma surpresa o número de imobiliárias e de corretores de imóveis em Pelotas, devido à alta demanda por moradias na cidade. São diversos os motivos que mantêm aquecido o mercado local:

  • Pelotas é o polo regional tanto da educação quantos do comércio e prestação de serviços.
  • A cidade oferece praticamente tudo o que uma capital tem de melhor, com mais qualidade de vida.
  • É uma cidade plana, de fácil locomoção e relativamente tranquila, o que atrai o público da economia prateada.
  • Seu custo de vida é significativamente inferior ao das capitais.

 

Em resumo, Pelotas tem um mercado imobiliário à altura da grandeza da sua demanda por habitação. E, como em qualquer outro mercado, há uma grande maioria de excelentes profissionais que mantêm a roda girando de forma saudável e ética.

Mesmo assim, há uma sensação bastante comum entre os clientes deste segmento (tanto para os que vendem quanto para os que compram):

A forma tradicional como os negócios ocorrem ainda não atingiu o nível de expectativa dos seus participantes, seja devido à burocratização dos processos ou aos eventuais descasos com os anseios dos clientes. 

Sendo assim, o sentido atribuído a um corretor de imóveis em Pelotas – o do profissional que “joga com o livro das regras debaixo do braço” e que só entrega o mínimo necessário e não chega a encantar – começou a ser repensado.

Não estamos aqui para julgar práticas ou condutas. Sabemos que esse segmento é composto de uma maioria expressiva de excelentes profissionais, e que a imagem negativa é originada por uma minoria menos comprometida com a seriedade do ofício.

Mas essa insatisfação percebida é um importante sinal do mercado. Ele aponta a existência de um enorme espaço para a evolução da forma de atuação do corretor de imóveis.

Então, a partir da certeza de que o atendimento ao cliente está longe do ideal, começou a ser desenhada a atuação do consultor imobiliário. Conceitualmente falando, a diferença entre ele e o corretor tradicional é sutil, mas na prática é que se percebe os efeitos da sua abordagem. É o que veremos a seguir.

Diferenças entre o consultor imobiliário e o corretor de imóveis em Pelotas

A principal delas está no compromisso assumido para prestar um atendimento que supera as expectativas em cada ponto de contato.

Olhando para o lado operacional da atividade, a atuação de um consultor imobiliário e de um corretor de imóveis são muito parecidas. A grande diferença aqui é a disposição para o atendimento diferenciado, feito sob medida, tipo alfaiate

A equipe da Imóveis DP é composta 100% por consultoras e consultores imobiliários. Todos os membros do time têm plena consciência de que cada cliente é um universo distinto. Isso os leva a não medir esforços para atender caso a caso com a atenção merecida.

Em resumo, este é o pacote de serviços que um bom consultor imobiliário – afinado com o mercado atual – deve oferecer:

  • Atendimento de alto padrão (investigação das necessidades de cada cliente e aconselhamento orientado para a defesa dos seus interesses)
  • Agilidade e transparência nas etapas burocráticas do processo
  • Infraestrutura tecnológica para garantir que a apresentação do imóvel à venda seja superior ao padrão geral do mercado…
  • … e o mais importante de tudo: o estabelecimento de uma relação de confiança (afinal, no caso da compra de um imóvel, estamos falando sobre o que costuma ser o ponto alto das conquistas materiais para a maioria dos brasileiros).

 

Conclusão

Perante a lei que regulamenta a profissão, tanto o consultor imobiliário quanto o corretor de imóveis em Pelotas têm as mesmas atribuições e limites de atuação. A diferença está na abordagem associada a cada um.

No final das contas, pouco importa para você como cada profissional se autodenomina, e sim a sua forma de atuação. Aqui na Imóveis DP adotamos a nomenclatura do consultor imobiliário para expressar nossa forma diferenciada de atuação. Oficialmente, essa denominação não existe.

Em resumo, o que você realmente precisa é de um corretor de imóveis em Pelotas que se comprometa com a realização do melhor negócio possível, de acordo com as suas necessidades e particularidades (o que aproxima o corretor da atuação de um consultor de imóveis).

Quando você encontrar o profissional que atenda às suas expectativas, formalize a parceria. A sua confiança será recompensada pela realização de um excelente negócio, de forma ágil e sem dor de cabeça. 🙂

_____________________

Convidamos você a entender como a Imóveis DP faz a diferença no atendimento aos seus clientes.

Escreva para contato@imoveisdp.com.br , mande mensagem no Whatsapp (53) 99109.0808 ou deixe um comentário abaixo.

Se quiser acompanhar nossos conteúdos, sigas os perfis nas redes sociais. 👇

Site para imobiliárias Lead Link